O setor produtivo vem se reinventado para retomar suas atividades, melhores ou em patamares semelhantes, aos de antes de pandemia da CovId-19. Essa não tem sido urna tarefa fácil para muitos. Mas alguns empresários têm surpreendido pelos números que alcançaram em plena crise de saúde, com graves reflexos na economia. Esse é o caso da Exclusive. O CEO da empresa, Marco Paulo Mascarenhas, acredita que a receita dessa performance está no fato da Exclusive nunca ter se acomodado e de vir se reinventando nesses seus 25 anos no mercado.
A pandemia fez com que multas empresas se reinventassem para manter e conquistar novos consumidores. Esse foi o caso da Exclusive?
A Exclusive ê uma empresa que nunca se acomodou. Ela está sempre se reinventando desde o inicio da pandemia, porque temos o propósito, que vem desde a sua fundação há 25 anos. Ela não é uma empresa estática e por ter um time com uma capacidade de se reinventar de forma muito rápida, a Exclusive não passou por muitas dificuldades. Ela vem se reinventando e buscando novas soluções sempre tentando superar as expectativas do cliente. O nosso crescimento sempre foi gradativo e sustentável. Durante a pandemia, a Exclusive pode mostrar para o mercado o seu diferencial em termos de atendimento. A nossa maior propaganda é do nosso cliente. Durante a pandemia houve a migração de vários clientes que buscaram gestão de Covid, gestão de atendimento operacionais e serviços que não eram oferecidos pelas nossas concorrentes. Eles nos procuraram de maneira natural, através da indicação de outros clientes que já estavam conosco. Muitos vieram nesse “boca a boca”, como também pelo nível de velocidade elevado da comunicação entre as empresas.
Esse é o diferencial?
O sucesso da Exclusive é diretamente proporcional aos valores da nossa empresa. Entregamos o que somos e acreditamos. Acredito que que após a “Lava Jato e em épocas de pandemia, valores como ética, transparência, propósito firme, politica de Compliance bem elaborada, berço, humanização e tratamento igualitário, tiveram um grau de importância muito relevante. O nível de percepção dos nossos clientes, dos diferenciais de atendimento e de excelência operacional é muito grande no mercado e com a pandemia ficou ainda mais evidente com uma visibilidade gigantesca. Mesmo na fase de seleção e recrutamento de novos colaboradores da Exclusive, nosso RH tem como premissa analisar os valores pessoais de cada entrevistado, tendo como fator prioritário o caráter, a capacidade de servir e o senso de justiça e ética. O resto treinamos, ensinamos, aprimoramos e aprendemos também. Nosso nome “Exclusive”, ou melhor, nossa marca, é o espelho de todo time. Surpreendemos a todo instante.
Como é essa relação com o cliente da Exclusive e como está o desempenho da empresa?
Em relação a resultados financeiros, apesar de nesse ano termos mais de que dobrado os nossos números, sempre acreditamos no médio e longo prazo e nunca no imediatismo em um fechamento de um negócio. O ano de 2020 foi de colheita de um trabalho de mais de 25 anos, sempre com muita fé e um propósito constante. Uma das nossas maiores prioridades é a melhoria de clima interno e satisfação dos nossos colaboradores, para que assim possamos repassar o que somos aos nossos clientes. É impossível vender “melhoria de clima, humanização, satisfação se isso não está na essência do fornecedor”. Não nos acomodamos nem um minuto. A todo momento estamos criando novas maneiras de fazer com que o cliente se surpreenda com nossos produtos e o nosso nível de entrega. Quando entramos em determinada empresa, nosso objetivo é impactar, fazer a diferença e repassar o que vivemos dentro da nossa empresa.
A economia não está tendo o desempenho esperado. Isso acaba colocando um freio nos investimentos das empresas?
A Exclusive sempre teve uma visão do mercado, do cliente e dos colaboradores. Nunca olhamos as circunstâncias e o contexto em si. Somos movidos peto nosso propósito e acreditamos firmemente. Acreditamos muito na colheita baseada em princípios, muito suor e, acima de tudo, respeito em todos os âmbitos. Temos sempre plantado credibilidade, transparência, entrega, superação de expectativa do cliente. tecnologia e com isso, as sementes germinaram e deram seus frutos. Nós andamos na contramão do mercado, com a vinda de novos clientes e uma migração robusta do clientes de outras empresas. Do nosso resultado, mais da metade é retornado ao cliente em ações extremamente assertivas trazendo nível de satisfação elevadíssimo. Um dos maiores indicadores foi o de termos o reconhecimento de sermos uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, fato que trouxe uma injeção de ânimo para toda nossa equipe. Contratamos uma empresa de “compliance” e uma de gestão de processos, que foi a Atlas, digitalizamos boa parte da empresa, e acima de tudo investimos, e muito, no nosso time, que é o nosso maior patrimônio. Eles são os responsáveis pela relevância da empresa no cenário nacional.