Presente no mercado há 25 anos, Exclusive Seguros alia excelência no atendimento com a paixão em servir
É comum pensarmos em empresas de seguro como lugares frios, que lidam com números o tempo inteiro e priorizam a praticidade em seu dia a dia. Entretanto, algumas empresas provam que outros elementos também são importantes para a longevidade e o sucesso do negócio. Prova disso é a Exclusive Seguros que, além de entregar um serviço de qualidade, também se preocupa com a paixão em servir e a humanização de seus processos. “Esse é um dos nossos grandes diferenciais. As pessoas querem ser bem atendidas e se sentir acolhidas”, explica o CEO Marco Paulo Mascarenhas Jr.
Filho de Marco Paulo Mascarenhas, fundador da extinta corretora de valores Novo Rio, Marco Mascarenhas Jr. começou a se destacar no mercado desde jovem. Aos 17, foi trabalhar como trainee na Samarco Mineração e lá se aproximou do setor de seguros. “Naquela época ,as empresas ainda estavam aprendendo sobre os processos de gestão de qualidade. A Samarco tinha grande compromisso na qualificação de seus colaboradores e, após 5 anos de empresa, fui convidado pelo gerente do departamento de seguros para tirar a certificação da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Para minha surpresa, obtive a melhor qualificação em nível nacional e foi o pontapé para o nascimento da Exclusive”, rememora.
A empresa, nascida em 1995, tem como foco médias e grandes empresas dos mais diversos segmentos, como hospitais, mineradoras, escola e transportadoras. Tendo a irmã Luciana Mascarenhas como sócia, há mais de 20 anos, ele destaca que o principal desafio no início continua mais atual do que nunca. “Mesmo após tantos anos, nós continuamos nos esforçando diariamente para atingir o patamar de excelência desejado e superar as expectativas dos clientes”, diz.
Um fato interessante é que, em 25 anos de história, nunca houve o cancelamento de um contrato corporativo. “Temos uma taxa de 100% de retenção. Acredito que isso se deva ao nosso atendimento extremamente personalizado. Nós sabemos que cada cliente tem uma maneira de gerir sua empresa e respeitamos isso. Temos uma grande capacidade de adaptação e isso nos ajuda a entender as necessidades específicas de cada um”. Mascarenhas também diz que a Exclusive nunca sofreu nenhuma causa judicial ou trabalhista. Segundo ele, isso é fruto da valorização dos funcionários – atualmente sediados em várias regiões do país. “Algumas empresas se equivocam ao se preocupar apenas com processos e tecnologia. Sem dúvida são fatores importantes. Porém, o capital humano é uma das coisa mais valiosas que uma empresa possui e deve ser muito valorizado”, diz.
Outra característica da empresa é sua capacidade de adaptação e agilidade em tomar decisões. Enquanto muitas empresas diminuíra seus gastos, a Exclusive foi na contramão da pandemia e realizou um investimento grande em contratações, tecnologia e melhoria de processos. “Aumentamos o número de médicos, enfermeiros, e psicólogos e os colocamos à disposição dos nossos clientes. Disponibilizamos palestras on-line e lives no Instagram e realizamos campanhas de vacinação contra o H1N1. Todas essas ações foram disponibilizadas não somente para os colaboradores e seus familiares, mas também para os clientes e até empresas que não faziam parte da nossa carteira – cumprindo nossa função social”.
Como consequência de seu bom trabalho, a Exclusive cresceu 70% durante a pandemia. E, para 2021, as perspectivas também são positivas. “Esperamos dobrar o faturamento, melhorar ainda mais nossa parte tecnológica e, acima de tudo, continuar servindo clientes, colaboradores e fornecedores”, enfatiza.
Por Rodrigo Oliveira – Revista Viver Brasil – Nov/20